| CURIOSIDADE | Você sabe o que é pistache?


Pois é, tem muita gente que vai achar “nada a ver” o post de hoje, a maioria não vai nem ler… mas, eu fiz e pronto está aí, CURIOSIDADE!

Ouço falar de pistache desde criança e assim como o caviar “nunca vi nem comi, eu só ouço falar”, com a diferença que sei que o caviar é caro e são as ovinhas dos peixes, algo assim, só que o pistache é outra história, a ÚNICA coisa que sabia é que era verde, porque papo vai papo vem alguém diz “verde-pistache”.
Domingo fui na Tropical, a sorveteria da vida (muitas vem e vão e só ela fica e domina meu coração, não tem jeito, é o único lugar que encontro o melhor sorvete de iogurte que já comi na vida rsrs), e vi aquele pote de pistache, pois bem, na minha santa ignorância: MOÇA, O QUE É PISTACHE? Ela me respondeu que era uma fruta síria (foi isso que entendi ao menos) e bom, experimentei.
Não sei a fruta, mas o sorvete tem um sabor bem diferente e não tem nada com o que eu possa comparar, só posso dizer que é verde, levemente adocicado e refrescante… achei uma delícia, exótico rsrs o Cris fez cara feia e disse que não gostou, o que não regula muito porque né, homens! .-.

Mas, o que me espantou não foi nem o sabor e a fruta ser síria e sim quando cheguei em casa e fui pesquisar, sério, eita fruta estranha, se ninguém me dissesse que aquilo era pistache compraria por comida pra passarinho apenas…

Segundo o Wikipedia:
“O pistache ou pistáchio (Pistacia vera) pertence à família da Anacardiaceae e género Pistacia. Tanto a árvore quanto o fruto seco verde possuem essa denominação. É uma árvore de folha caduca e pequena (5 a 7 metros de altura, e que tende a inclinar-se) com folhas pinadas dióicas, nativa do sudoeste asiático (Ásia MenorIrãoSíria e Israel e Palestina), de onde se estendeu o cultivo à região mediterrânica e à Califórnia. Os grãos são mais frequentemente consumidos inteiros, torrados e salgados (como os amendoins) ou frescos. Também é famoso o sorvete de  pistache, de coloração verde. É utilizado em doces como a baklava e frios como mortadela. Habitantes do meio-oeste americano fazem salada de pistache, que inclui pistaches frescos, ou pudim de pistache, conservas de frutas e, por vezes, queijo cottage ou marshmallow.Um estudo americano publicado no Journal of Nutrition sugere que o pistache é mais rico em betacaroteno e vitamina E do que outros tipos de nozes, e que, se incorporado à dieta, pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue de pessoas adultas com colesterol alto.

100 g de pistache contém em média:
Proteína 20,6%
Carbo-hidratos 8%
Óleo 48%
Colesterol 0%
Cálcio 135 mg
Potássio 1093 mg
Fósforo 503 mg
Magnésio 158 mg
Vitamina A 233 U.L
Outras vitaminas: Tiamina (Vitamina B1), Riboflavina (Vitamina B2), Niacina (Vitamina B3)”

O pistache pode trazer um milhão de benefícios para a saúde:
“Faz bem pro coração, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, protege o sistema nervoso, ajuda a manter o corpinho esbelto, tem vitaminas importantes para a manutenção da pele, ajuda na digestão e no controle da diabetes, ah e tem mais, dizem por aí que ele é AFRODISÍACO rsrs!”

Então, agora você já sabe que pistache é super saudável, que o sorvete é refrescante e que se come com doces e salgados também, será que encontramos pistache aqui em Canoinhas? Alguém sabe dizer?

Espero que tenham gostado, beijões ;*

2 comentários sobre “| CURIOSIDADE | Você sabe o que é pistache?

  1. Oi Priscila, pois é, vi mesmo o da Kibom, quando fui pra praia… visitei uma sorveteria da marca e eles tinham, não cheguei a experimentar, mas fica aí a sugestão! Que bom que gostou, volte sempre, o blog volta as atividades a partir de FEVEREIRO, espero por você e suas amigas, beijões :*

    Curtir

Deixe um comentário