#FABIVAICASAR: Por onde começar?

36062cac-05ba-4990-a56f-27c60d6706f1

Em primeiro lugar, OBRIGADA SANTO ANTÔNIO, finalmente vou te tirar do balde!!! rsrsrsrs

Bom, pra começar a nossa conversa de hoje quero deixar claro, que antes mesmo de saber que eu iria casar eu já era apaixonada pelo universo do matrimônio, a festa, a igreja, a decoração, as tradições… sempre vi tudo isso com muito carinho e com a atenção que merece. Além do valor financeiro o casamento envolve outros valores que não tem preço, então antes de mais nada, seja honesta consigo mesma (eu falo MESMA, no feminino, porque geralmente é a moça que sempre sonha com isso e que acaba decidindo boa parte das coisas), é isso que você quer pra sua vida toda? Isso não é um sonho, é uma realidade, uma responsabilidade, você está disposta (o) a viver tudo isso, de corpo, alma e coração? LEMBRE-SE: como diz o ditado, o casamento começa depois que a festa acaba e todo mundo vai embora!

Mas agora, partindo pra batalha mesmo, resolvidas as questões do coração… na minha opinião, o primeiro conselho que posso te dar, é o seguinte:

1. Defina a DATA…

Afinal, sem data ninguém passa orçamento, o valor de uma decoração também muda conforme a época do ano devido as flores disponíveis na época, alguns salões são mais concorridos no verão ou em maio por exemplo, o que torna a locação mais cara, no verão come-se menos, porém se bebe muito mais…são detalhes que você precisa ter em mente, consequencias da sua escolha

2. Você irá fazer um casamento pra quantas pessoas? Vai ser um mini wedding só para os mais chegados, uma festa ok ou um festão?

A quantidade de convidados vai definir muita coisa do seu orçamento e te guiar por um caminho mais tranquilo. A quantidade de convidados define a Igreja onde será celebrado o sacramento ou o local onde será feita a cerimônia de outras religiões (ao ar livre, no mesmo local da festa, etc), o local da festa, o buffet, os doces e bolo, até mesmo a decoração (o número de convidados influencia na quantidade de toalhas, arranjos de mesa, guardanapos, é esse número que determina o espaço que o decorador terá disponível para fazer estúdios para foto, a mesa principal para o bolo entre outras coisas). Ter uma noção aproximada desse número vai facilitar e muito a sua vida. Muita gente acredita que definir um orçamento seria a segunda dica, logo depois da data, eu discordo, porque a questão do orçamento oscila conforme o número de convidados, as vezes você acha que vai gastar determinado valor em um serviço e você acaba gastando menos naquilo e pode convidar aquele casal de amigos que tinha deixado fora da lista, porque não era prioridade!

3. Local da festa!

Agora com o número de convidados definido, você precisa encontrar um local que abrigue toda essa galera. Salões são caros, se você for associado, ou tem um parente que é sócio de algum clube, é hora de entrar em contato, muitos clubes dão essa possibilidade de aluguel para terceiros, sob a responsabilidade de um associado, por um valor bem mais amigo do que se você fosse um completo estranho. É importante ver o que vem no pacote do salão: as louças estão inclusas? mesas e cadeiras também? talheres? copos? Enfim, existe uma infinidade de coisas e opções para todos os gostos, você precisa pesar o que vale mais a pena pro seu bolso, questão de custo benefício, não há uma receita, varia muito do quanto você está disposto a pagar ou não! As vezes um local mais simples ou mais velho vai sobrecarregar o valor da decoração, um salão um pouco mais novo vai economizar na ornamentação… são coisas que só orçando você vai ter uma noção do valor, mas tenha em mente que ninguém vai te passar um orçamento se você não sabe a data do seu evento e não adianta usar uma data fictícia, porque o valor pode mudar até a data real e não vai ser possível garantir esse valor!

4. Data ok, convidados ok, salão ok, mas e  IGREJA?

Bom, eu sou católica e vou me casar na Igreja, ao menos na nossa Diocese (Caçador) não é permitido realizar o sacramento fora da Igreja, mas sei que no caso de outras religiões isso é perfeitamente possível o que pode economizar no som e decoração, porque será tudo no mesmo lugar, mas no meu caso serão dois lugares, duas decoração e o valor é um pouco maior. Não adianta querer casar numa capelinha super pequena,onde nem cabe seus convidados dentro… a lógica é que se você convida alguém, essa pessoa de alguma forma é importante pra você, fez parte da história do casal e você gostaria muito que ela compartilhasse desse momento, e não apenas estivesse lá! Coloquei a Igreja depois do salão, e não me joguem pedras dizendo que o sacramento é muito mais importante que a festa, e é mesmo, mas além do fato de algumas pessoas realizarem tudo no salão tem também o fato de que o período mínimo de tempo antes do casamento que você tem para agendar a data no religioso é de 3 MESES, então não adianta desesperar, fica calma que o bonde não vai sair andando!

Bom agora que os serviços básicos já foram definidos, você pode começar a especular os fornecedores: foto, filmagem, buffet, decoração, assessoria, cerimonial, som, iluminação, doces, bolo, bebidas e todo aquele um milhão de coisas que você nem fazia ideia que ia precisar!!!

Querem mais posts, falando sobre casório? contando sobre nossos fornecedores? dicas pra escolher suas fadas madrinhas e anjos da guarda? Me conta nos comentários, tenho certeza que podemos ter muito em comum ❤

Besos, até mais pessoas :*

Deixe um comentário